top of page

10 Benefícios do backup em nuvem

Para qualquer empresa, manter seus dados em segurança é essencial para o andamento do trabalho. Quando sua empresa está num ambiente de segurança vulnerável, são muito altas as chances de sofrerem com perda de dados valiosos, seja por um acidente ou por algum malware.

Diante disso, é cada vez mais comum no setor de TI das empresas, optarem por cópias de segurança capazes de reverter o quadro de perda de dados, evitando prejuízos maiores. Pensando nisso, muitas empresas optam pelo backup em Nuvem, seguro e eficaz, ele garante redução de custos e acessibilidade. Mas, você sabe todas as vantagens que o backup na nuvem oferece a sua empresa? Neste post, conheça 10 benefícios desse serviço para entender o porquê essa ferramenta pode deixar sua empresa mais segura e eficiente!

1) Redução de custos

Com o uso da nuvem, as empresas têm um custo proporcional ao espaço utilizado para manter seus dados salvos. Se seu espaço de armazenamento está chegando ao fim, basta contratar um espaço a mais e continuar realizando os backups com total segurança. Além disso, com o backup na nuvem, as empresas economizam com gastos extras. Caso optassem pelo uso de servidores locais, além mantê-los em ambiente seguros e refrigerados, contam com a necessidade de equipes de manutenção e soma-se a isso, a necessidade de reposição de peças, trocas de tecnologias e os riscos de erros humanos acontecerem.

2) Segurança

Com os dados de sua empresa salvos na nuvem, todo o tráfego de informações é feito de forma automática e digital, além de contar com políticas de segurança e controle de acesso para evitar falhas e vazamento de informações desses ambientes. Os dados do backup na nuvem são armazenados em sistemas seguros e criptografados que reduzem exponencialmente os riscos que suas informações podem conter. Outro benefício que deve ser levado em consideração na hora de escolher utilizar esse tipo de backup online,

é não ficar vulnerável a perdas oriundas de ameaças não controláveis como incêndios, inundações ou até mesmo roubos.

3) Diferentes tipos de controle

Quando se opta por soluções em Cloud é possível escolher entre três diferentes tipos de controle. São eles: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida. Esses modelos se distinguem pelo modo que são organizados, administrados e partilhados entre seus usuários. As principais características dessas opções de backup de nuvem são:

• Nuvem privada: Nesta solução, como o próprio nome indica, os recursos são privados, onde são gerenciados por uma única empresa, que de acordo com suas políticas internas, podem delimitar o uso da infraestrutura, com maior privacidade e controle de informações. Entretanto, ao escolher esse tipo de backup, a empresa é responsável por custos de manutenção dos recursos necessários para utilização, como softwares e hardwares.

• Nuvem pública: Com custo mais acessível, a nuvem pública da à empresa a possibilidade de compartilhar recursos e serviços a diferentes clientes. Embora não possibilite uma personalização tão ampla, oferece boa escalabilidade e é indicada para empresas que não trabalham com dados com alto nível de confidencialidade.

• Nuvem híbrida: Este formato combina características dos formatos anteriores, onde garante flexibilidade para a empresa. Na nuvem híbrida, a empresa tem ao seu dispor a alta segurança da nuvem privada (ideal para dados sigilosos), com a escalabilidade e menor custo pertinente a categoria pública, além de oferecer toda a acessibilidade que seus usuários necessitam.

4) Suporte Técnico

Sem dúvidas, contar com uma equipe de suporte disponível e apta a resolver as demandas e dúvidas com relação a segurança de suas informações, é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Nesse sentido, contar com o apoio de uma equipe de TI alinhada a equipe prestadora do serviço é a formalização de uma parceria eficiente.

Desse modo, seus colaboradores terão instruções do uso adequado das ferramentas, além é claro de socorro em situações críticas.

5) Administração dos recursos

A armazenagem de dados num serviço de backup online, facilita e muito a administração do fluxo dessas informações. Com a centralização no arquivamento dos conteúdos de forma online, empresas que possuem mais de um escritório, por exemplo, concentram seus dados numa única atmosfera, diminuindo o risco de perdas de dados, caso fossem salvos em dispositivos e servidores diferentes. Além disso, ganhe-se tempo no andamento dos trabalhos, otimizando dessa forma o setor de TI, que pode se dedicar a resolver outras demandas da área.

6) Mobilidade

Uma das maiores vantagens da utilização do backup na nuvem, é a possibilidade de aceso remoto. Contar com a segurança de seus dados é muito importante, mas tê-los a sua disposição a partir de outro computador, facilita e muito a produtividade, já que vez ou outra podem ocorrer situações em que você não esteja fisicamente presente em sua organização. Por outro lado, vale ressaltar que o uso remoto da nuvem deve ocorrer num ambiente seguro, preferencialmente por um computador que somente você tenha acesso. É importante também que suas informações de login e senha seja de uso intransferível e você deve ficar atento em sempre se deslogar do sistema. Afinal, cuidado nunca é demais.

7) Facilidade na recuperação

Se por ventura, ocorrer a perda ou exclusão de suas informações, seja por um erro individual, por um software mal-intencionado ou mesmo a falta de organização dos dados num momento em que você precise urgentemente desse acesso, o backup na nuvem está aí para ajudar você. Com um espaço de armazenamento ampliável, além de não guardar inúmeros CD’s, DVD’s, HD’s, por exemplo, com o backup na nuvem e uma rápida pesquisa, você encontrará o que procura e o recuperará prontamente.

8) Automatização

Um dos principais motivos pelo qual muitas empresas não dispões de um backup de dados eficiente e seguro, é o tempo gasto pelo processo e a necessidade de pessoas mantendo seus dados seguros. Graças ao backup na nuvem, esse processo se torna automático, com o computador conectado a internet o backup é definido a partir de suas tarefas diárias.

9) Compartilhamento

Outra facilidade de manter seus documentos armazenados em um backup de nuvem é a acessibilidade que te permite compartilhar arquivos com quem deseja ou enviados por e-mail. Desse modo, você pode estar presente e organizando seu trabalho mesmo quando não estiver presente na empresa.

10) Tendência de Mercado

Utilizar o backup em nuvem é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, afinal, estar alinhado as novidades é muito importante, principalmente no setor tecnológico pois além de demonstrar atenção, imputa a empresa confiabilidade e segurança em meio ao seu público-alvo.

Essas são algumas das principais vantagens do uso do backup em nuvem. Nesse sentindo, para melhorar aplicá-las ao dia a dia da sua empresa, é necessário contar com o auxílio de uma equipe multidisciplinar e conhecedora do produto que oferece. A Innovent Solutions acompanha você em passo a passo de cada processo, desde a implantação a manutenção de seu backup. Para saber mais a respeito do backup em nuvem, entre em contato conosco e solicite uma cotação. Acesse: www.innoventsolutions.com.br e saiba mais!

Posts Recentes
Arquivos
whatsapp-icone-1.png
bottom of page