Antivírus: qual a importância dele para sua empresa?

Seja qual for o tamanho de sua empresa, desde micro até grandes corporações, é necessário proteger-se de perdas e eventuais imprevistos que podem comprometer o andamento de suas atividades.

Não importando o número de computadores, hoje em dia, é muito fácil com apenas um único click que malwares disseminados na rede invadam e comprometam as informações estratégicas e privadas da organização. Para prevenir-se disso é importante sempre utilizar um antivírus corporativo, para garantir que não haja infiltrações e evitar roubos e as invasões do sistema.

Entre diversas ameaças que podem invadir o seu sistema, os malwares que mais comumente afetam computadores e dispositivos móveis incluem vírus, Cavalos de Troia, worms, spyware, rootkits, dentre outros. Essas ameaças vêm dos mais variados lugares, como e-mail, sites suspeitos, pendrives e por softwares piratas baixados ilegalmente. Aos serem afetados, os computadores corporativos ficam com lentidão no tráfego da rede, o que contribui para o atraso nas atividades e produtividade dos profissionais, bem como deixam a empresa vulnerável a vazamentos de informações confidenciais.

Em meio as milhões de ameaças de malwares e o risco de ataques cibernéticos ser cada vez mais presente, é preciso garantir uma proteção adequada contra esses riscos e as organizações precisam estar em conformidade com os parâmetros legais, por meio de suítes de segurança. Essas suítes de segurança são responsáveis ou devem garantir a proteção contra esses ataques, protegendo usuários ao usarem e-mails, dispositivos USB e navegarem na internet. Além disso, esses suítes podem oferecer uma proteção mais profunda, com diferentes métodos capazes de impedir a ação desses malwares e que podem ser utilizados de maneira integrada e com um gerenciamento simplificado.

Antes de adquirir e implementar um sistema de segurança adequado para sua empresa é importante destacar que os Gerentes de TI ou responsáveis pelos setores de compras de materiais, se atentem aos benefícios e características que os diversos

pacotes de segurança disponíveis no mercado oferecem. Nesse sentindo, é necessário comparar custo e benefício, além é claro pensar no tamanho da organização. Entre os benefícios do uso do antivírus estão:

• Rapidez na detecção de vírus e de ameaças virtuais em potencial;

• Não sobrecarregam as máquinas da empresa, já que são leves e não interrompem o funcionamento do sistema;

• Possui um gerenciamento simplificado, onde muitas vezes por meio de apenas uma tela é possível gerenciar e proteger diversos computadores;

• Avisos e atualizações dos programas utilizados pela organização;

• Controle o uso de sites duvidosos e evite seus acessos e possíveis invasões ao sistema;

• Limite e controle o uso de dispositivos USB nos computadores e que podem contaminar diversas máquinas ao mesmo tempo.

• Obtenha suporte técnico em caso de problemas operacionais ou dúvidas que podem aparecer durante a execução do programa.

Embora o uso de antivírus seja essencial para o andamento e segurança das atividades desenvolvidas pela empresa, ele não deve ser o único. O setor de TI responsável por comandar essa batalha contra malwares e outras ameaças virtuais, devem estar sempre atentos e antenados as mudanças e perspectivas do mercado tecnológico, para se prevenirem e se livrarem de problemas futuros.

Como dito durante todo o texto, um sistema desprotegido ameaça em muito a estrutura de qualquer negócio. O uso de antivírus corporativos não deve ser comparado ou igualado ao uso de um software de proteção doméstica, por acreditarem em uma economia inexistente, afinal softwares domésticos não tem a mesma funcionalidade para um ambiente corporativo, fora isso, vale ressaltar que empresas que não estão em conformidade com os parâmetros legais, estão infringindo a Lei Brasileira de Software e isso pode lhes causar transtornos futuros, como ações judiciais. Sendo assim, o uso de um antivírus potente, alinhado as diretrizes que a empresa apresenta e em conformidade com a legislação é essencial para a manutenção e proteção da saúde tecnológica do seu negócio.

Posts Recentes