QUAL A IMPORTÂNCIA DO SERVIDOR PARA SUA EMPRESA?


Quando falamos a palavra servidor num ambiente empresarial ou mesmo na área de tecnologia da informação, assim como o próprio nome já sugere, estamos lidando com um computador preparado para “servir” outras máquinas, ou seja, ele é desenhado de maneira que todos os outros hardwares da empresa funcionem em conjunto e com total acesso à informação.

Essencial para grandes corporações, os servidores estão ficando cada vez mais presente no dia a dia das pequenas e médias empresas, onde, por conta da necessidade de trabalhar com arquivos e informações digitais que muitas vezes são compartilhadas por mais de um usuário, faz-se necessário uma organização interna que promova a segurança da informação, diminuindo assim, perdas importantes.

Mas, qual é a real função de um servidor? Pode-se dizer que o servidor seja o “coração” da organização. É nele que ficam concentradas todas as informações de sua empresa em um único lugar, além disso, é importante destacar que caso você não faça uso de um bom servidor para sua empresa, pode correr sérios e perigosos riscos. Nesse sentindo, vale lembrar também que para que suas informações estejam salvas e livre de pessoas e processos mal-intencionados, o servidor deve ser munido de sistemas operacionais exclusivos e seguros. Vale ressaltar ainda, que servidores são máquinas que possuem acesso remoto, possibilitando que o TI possa resolver problemas de maneira rápida, sem necessariamente ir até o local onde o servidor se encontra.

Como servidores são considerados o coração dos processos operacionais de qualquer empresa, é importante destacar que ele deve ser dotado de componentes que melhorem o seu desempenho, como HD’s com alta capacidade de armazenamento e processadores de última geração, por exemplo.

Funcionamento

No que diz respeito ao funcionamento, o servidor de uma empresa funciona praticamente igual a um computador convencional, entretanto, possui algumas diferenças. Vamos conhecer?

Um servidor necessita de peças mais resistentes, com capacidade de trabalhar de uma maneira muito mais eficiente. Quando se trata de seu sistema operacional, diferentemente dos computadores comuns, o servidor necessita de um software diferenciado, que possui características especificas para o bom funcionamento do mesmo.

Existem ainda, os servidores em nuvem que possuem seus dados armazenados num ambiente terceirizado, popularmente conhecido como Data Center. A maior vantagem dos servidores em nuvem é a possibilidade de acesso a partir de qualquer dispositivo e pensando nisso, grandes empresas prestadoras de serviços de gerenciamento de dados, oferecem o armazenamento na nuvem.

Vantagens

Ao escolher utilizar um servidor corporativo, as organizações aumentam sua produtividade, ganhando tempo nos processos e desempenho de atividades internas e externas. Nesse sentindo, utilizar um bom servidor corporativo garante a credibilidade do seu negócio e facilita o andamento do dia a dia de sua empresa.

Servidores possibilitam benefícios como:

• Organização e gerenciamento da informação: Graças ao servidor, você evita perda de dados importantes ou desencontro de informações, afinal é papel do servidor organizar todas as informações da sua empresa em um único lugar.

• Distribuição/compartilhamento: Com todas as informações centralizadas em um único ambiente, o fluxo de processos gira de forma mais rápida, afinal compartilhamento ocorre de um único local.

• Gerenciamento de TI: Com o servidor facilitando o fluxo da informação, os processos do departamento de TI ficam mais simples e rápidos, uma vez que podem resolver tudo de maneira remota, menos trabalhosa e eficiente.

•Proteção: em quesito de segurança da informação, os servidores auxiliam e muito nesse tipo de gerenciamento, já que facilitam a gestão de softwares de segurança, firewall e outras ameaças que podem invadir o seu sistema.

Mas o que levar em consideração na hora de escolher um servidor? Nesse momento é muito comum, ficarmos em dúvida entre a versão física ou em nuvem, afinal, ambos possuem vantagens que variam de acordo a necessidade da empresa. Pensando nisso, na hora de escolher o tipo de servidor é o ideal, é importante avaliar fatores como orçamento ou a estrutura física da empresa, por exemplo.

Nesse sentindo, é importante também contar com uma equipe de TI organizada e alinhada com as tecnologias do mercado, para que possam avaliar o melhor custo-benefício do negócio, especialmente, porque a demanda de serviços desse setor varia muito em função das necessidades operacionais da empresa.

Caso você queira saber mais sobre os servidores disponíveis no mercado e qual se adequa melhor a estrutura organizacional de sua empresa, entre contato com a Innovent Solutions e nós ajudaremos você. Possuímos uma equipe de atendimento e suporte multidisciplinar sempre pronta para oferecer o que de melhor e mais atual está disponível no mercado. Para saber mais, entre em contato conosco, acesse www.innoventsolutions.com.br e solicite uma cotação.

Posts Recentes