top of page

Estudo da Microsoft: pequenas e médias empresas crescem rapidamente adotando tecnologias digitais

As pequenas e médias empresas (SMBs) são a base de todas as comunidades. Com cerca de 400 milhões de SMBs operando em todo o mundo, elas respondem por 99% das organizações globais. As pequenas e médias empresas são a principal fonte de criação de empregos, representando entre 60% e 85% do emprego. E de acordo com a Organização Internacional do Trabalho, segundo algumas estimativas, as PMEs contribuem com até 70% do PIB. Com esse tipo de escala e impacto, as PMEs precisam da capacidade de inovar para serem bem-sucedidas e prosperarem em uma economia habilitada digitalmente.

Durante a pandemia, vimos que as empresas capazes de acelerar sua transformação digital se saíram melhor do que aquelas que não conseguiram. Muitos relataram crescimento por meio de seu foco na intensidade tecnológica.





Sob tais circunstâncias sem precedentes, a Microsoft estava curiosa para saber como as SMBs veem as realidades atuais de seus negócios, entender suas metas e prioridades e avaliar se a tecnologia é vista como um catalisador para o sucesso futuro.

A Analysys Mason foi contratada para realizar pesquisas com mais de 3.000 SMBs de 10 áreas diferentes do mundo, representando a pegada global das SMBs.

Hoje, estamos divulgando nossas descobertas com o Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022.

Informações principais:


A adoção da tecnologia digital contribui para um crescimento mais rápido


O estudo confirma que quase 70% das empresas consideram o crescimento como seu principal impulsionador, e os “early adopters” de tecnologia tiveram um crescimento mais rápido e maior. As empresas identificadas como adotantes iniciais têm duas vezes mais chances de atingir seus objetivos de negócios anteriores, além de maior crescimento de receita no ano passado, e também têm quatro vezes mais chances de estarem altamente confiantes em seu sucesso comercial futuro. Hoje, as empresas estão se concentrando em sustentar o crescimento, apesar da incerteza geopolítica, alta inflação e preços de energia. Para 51% das empresas, o impacto contínuo do COVID-19 continua sendo uma preocupação.

Segurança e confiabilidade formam a base


Mais de dois terços das SMBs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano, priorizando os investimentos das seguintes maneiras:


Oitenta por cento das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida pelo menos nos próximos dois anos e exigem que a tecnologia suporte suas metas de negócios de maneira confiável e segura.

Os parceiros ajudam a impulsionar a estratégia e o crescimento das PMEs


Embora a maioria das PMEs reconheça a importância da tecnologia para atingir as metas de negócios, 16% a consideram essencial. No entanto, muitas PMEs precisam de parceiros para mapear a tecnologia certa para sua estratégia de negócios. Quase metade escolhe parceiros de tecnologia, com 33% preferindo provedores de serviços gerenciados ou provedores de soluções em nuvem, que eles esperam recomendar proativamente soluções de tecnologia para acelerar as metas de negócios das empresas.

O fator milenar


A geração do milênio detém 41% dos cargos de tomada de decisão em tecnologia. Eles tendem a trabalhar para empresas mais novas e 13% são mais propensos a ver a tecnologia como importante ou essencial para o sucesso dos negócios. Quase um terço dos millennials se identificam como tecnófilos em suas vidas pessoais, levando algumas de suas características de consumo para a forma como pesquisam e compram tecnologia, valorizando muito as avaliações e análises de colegas ao tomar decisões de compra. Em 2016, a Gallup sinalizou que a geração do milênio prefere o propósito ao salário em seu relatório How Millennials Work and Live. Os millennials como proprietários de empresas aplicam esses valores às suas prioridades de negócios e tecnologia.

Objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) – não mais apenas para a empresa


Dois terços das SMBs no estudo relatam ter avaliação ESG e estruturas de monitoramento em vigor. Os millennials estão liderando o caminho, sendo os mais propensos a ter um relatório anual dedicado ao seu progresso ESG. Em termos de áreas de foco, 37% citaram a redução de seu impacto ambiental, 30% queriam melhorar sua diversidade e inclusão, enquanto 30% estavam focados na criação de empregos. O estudo aponta para uma ligação entre o foco ESG e a consecução dos objetivos de negócios – com ambas as características sendo mais prevalentes entre os primeiros a adotar.


Noventa e nove por cento das empresas do mundo estão buscando ativamente soluções para enfrentar os desafios atuais e gerar novas oportunidades. Esta comunidade impacta as economias em todo o mundo e os meios de subsistência de bilhões. Eles fazem isso não apenas para serem resilientes e sobreviver, mas para prosperar e trazer inovação para seus setores e valor para seus clientes. A Microsoft continua a ouvir e aprender com nossos clientes SMB, alinhando-se com o que eles mais pensam.


Juntos, as possibilidades são infinitas e as oportunidades são abundantes para todos.




Posts Recentes
Arquivos
whatsapp-icone-1.png
bottom of page