top of page

Porque customizar o ambiente em Cloud?


Investir em uma estrutura de TI organizada para atender as demandas de trabalho não demanda mais tanto tempo e custos como antes. Diferentemente de anos atrás, em que o processo era pouco eficiente e que muitas vezes limitava a modernização das empresas - especialmente as de médio e pequeno porte - atualmente, é possível encontrar no mercado recursos tecnológicos que otimizam o dia a dia e contribui para a produtividade dos colaboradores. É o caso, da contratação de soluções em Cloud.

A Cloud Computing oferece recursos otimizados e acessíveis, pois não demanda do uso e manutenção de equipamentos, já que é disponibilizada por terceiros. Vale lembrar, que é importante buscar um parceiro competente e idôneo, que não apenas atenda às suas necessidades operacionais, como também se comprometa e seja transparente em todos os processos.

Entre os diversos benefícios da contratação da solução em Cloud, podemos citar: segurança, backups automáticos e suporte. Além disso, é importante destacar a customização do ambiente trabalhado, de forma que ele fique dinâmico e potencialize as operações da organização.

Quando se fala em customização do ambiente em Cloud, não estamos lidando com layout da ferramenta, mas sim da aplicabilidade dela no seu dia a dia e de que forma isso pode ser facilitado. Ao adquirir esse serviço, é preciso que o parceiro ofereça todo suporte, desde a fase de planejamento até a implantação e utilização. Nesse sentido, dependendo do tipo de solução em nuvem adquirida (pública, privada ou híbrida), a usabilidade e autonomia do cliente devem ser decididas em comum acordo, para que ambas as partes possam executar o que foi combinado.

No que diz respeito a administração dos recursos oferecidos ao cliente, a customização do console de administração da Azure (tenant), será de acordo ao contrato adquirido. Nesse sentindo, os três tipos de nuvem possuem acesso aos recursos do portal de administração, no entanto, o suporte à manutenção – no caso da Innovent Solutions – é oferecido apenas se a empresa for o CSP (Provedor de Soluções na Nuvem da Microsoft) do contratante, caso contrário, não.

Ainda sobre a customização, a partir do centro de administração do Azure, o usuário possui a sua disposição acesso aos seus grupos de recursos, máquinas virtuais, banco de dados, balanceadores de carga, entre outros recursos, tudo vai depender do tipo de serviço contratado. Customizar o ambiente em Cloud é importante não só para que os arquivos da empresa estejam a salvos, como também melhora e muito a produtividade da equipe de TI. Com um sistema acessível de forma online, a solução garante autonomia e flexibilidade, além de organização e recuperação de informações, caso haja perdas importantes, sejam de responsabilidade humana ou desastres naturais.

Entretanto, caso você ainda esteja com dúvidas quanto à importância do Cloud para a saúde tecnológica de sua empresa, leia mais sobre os benefícios do uso da nuvem para seu negócio no post “10 benefícios do backup em nuvem”. Para saber como adquirir esse e outros serviços oferecidos pela Innovent Solutions, acesse: www.innoventsolutions.com.br e solicite uma cotação.

Posts Recentes
Arquivos
whatsapp-icone-1.png
bottom of page